Trabalho docente em escolas rurais: pesquisa e diálogos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1204

Palavras-chave:

Trabalho docente. Escolas rurais. Pandemia.

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa Trabalho docente em tempos de pandemia e visa compreender os efeitos das medidas de isolamento social sobre o trabalho dos professores da educação do campo. A coleta de dados ocorreu através de questionário autoaplicado on-line e 892 respondentes afirmaram que atuam em escolas rurais. Os resultados apontam que o contexto da pandemia evidencia as desigualdades sociais do país, em particular nos espaços rurais. A pequena experiência dos docentes com o ensino remoto, a ausência de formação, a falta de recursos tecnológicos e a dificuldade em manuseá-los revelam essas desigualdades.

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Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Pesquisador 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor assistente da UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).

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Publicado

2021-01-20

Como Citar

Souza, E. C. de, & Ramos, M. D. P. (2021). Trabalho docente em escolas rurais: pesquisa e diálogos em tempos de pandemia. Retratos Da Escola, 14(30), 806–822. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1204

Edição

Seção

Trabalho docente em tempos de pandemia