BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências

Autori

  • Ângela Cristina Alves Albino UFPB
  • Andréia Ferreira da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.966

Parole chiave:

Docência. Formação. Currículo.

Abstract

O presente estudo analisa a proposta de formação preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP), em sua versão preliminar de dezembro de 2018. Examina essas propostas, compreendo-as como marcadas por disputas em torno da definição de um projeto curricular para a educação no País. Questiona o viés pragmatista e reducionista na proposta de formação por competências. O texto resulta de revisão de bibliografia e da análise de documentos.

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Pubblicato

2019-08-05

Come citare

Albino, Ângela C. A., & da Silva, A. F. (2019). BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Retratos Da Escola, 13(25), 137–153. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.966

Fascicolo

Sezione

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias