Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências

Autori

  • Monica Ribeiro da Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.965

Parole chiave:

BNCC e formação de professores. Modelo de competências. Currículo e competências. Trabalho e formação docente.

Abstract

Neste artigo nos propomos a problematizar o referencial com base em competências na definição dos currículos da formação de professores. Fazemos, inicialmente, uma análise dessa abordagem situando sua origem no campo do trabalho em geral. Em seguida, discutimos a relação entre BNCC, formação de professores e o modelo de competências, considerando a experiência brasileira e sua retomada nos documentos atuais de políticas curriculares. Concluímos pela impertinência desse referencial, considerando, sobretudo, seu caráter economicista e reducionista.

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Pubblicato

2019-08-05

Come citare

da Silva, M. R. (2019). Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências. Retratos Da Escola, 13(25), 123–135. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.965

Fascicolo

Sezione

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias