Tensões no novo ensino médio: projetos de currículos em disputa

Autori

• Alaim Souza Neto Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Ciências Exatas e Educação do Campus Blumenau

Parole chiave:

BNCC. Currículo. Ensino médio. Política curricular.

Abstract

Nosso objetivo é problematizar algumas das tensões entre as políticas curriculares, a saber, a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), caracterizando algumas das disputas e interesses, bem como os seus impactos à escola, em uma perspectiva curricular. Metodologicamente, fazemos uma discussão teórica e sistematizada de caráter bibliográfico, acompanhada de análise documental, além de outros documentos oficiais. Dos resultados, questionamos a quem interessa a implantação dessa BNCC sem qualquer construção democrática.

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Alaim Souza Neto, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Ciências Exatas e Educação do Campus Blumenau

É Professor do quadro permanente da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Ciências Exatas e Educação do Campus Blumenau. Possui graduação em Licenciatura em Letras, Pedagogia e Engenharia Química, especialização em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação, mestrado em Educação e doutorado também em Educação, com pesquisa sobre os usos curriculares das tecnologias digitais pelos professores da educação básica. Realizou Pós-Doutorado no PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pesquisa sobre a relações entre Currículo Escolar, Formação de Professores e as Subjetividades Docentes que implicam diferentes usos das tecnologias digitais nas práticas curriculares. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ intitulado Observatório de Práticas Curriculares, relacionando os campos do Currículo, Formação Docente e Tecnologias. É Pesquisador no Grupo de Pesquisa ITINERA - Pesquisa em Currículo e Políticas Curriculares da UFSC, e também do Grupo de Pesquisa OPE - Observatório de Práticas Escolares da UDESC. Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para as áreas do Currículo, Didática, Políticas e Práticas Curriculares, Formação de Professores, Cultura e Tecnologias Digitais, sobretudo, àquelas relativas às mudanças e inovações curriculares no espaço escolar.

2020-01-09

Come citare

Neto, A. S. (2020). Tensões no novo ensino médio: projetos de currículos em disputa. Retratos Da Escola, 13(27), 699–713. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.947

Fascicolo