O Novo rumo da formação docente em Bolívia. Um movimento diferente?

Autori

• Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração - Curso de Administração Pública e Social.
  • Maria Luz Mardesich Pérez Universidade Católica Boliviana - Regional Cochabamba – UCBCBA

Abstract

O objetivo deste artigo é identificar sujeitos e descrever fatores no processo de mudança estrutural na educação boliviana, a partir da “Refundação do Estado”, instituída mediante a promulgação da Constituição 2009. Nesse processo, houve um movimento de enfatizar o público em detrimento do privado, diferente de outros países na América Latina. Utilizamos a história e a organização da formação docente como fio condutor analítico da revolução cultural que se pretende instaurar na Bolívia, a partir do modelo sócio-produtivo instituído pela Lei da Educação de 2010.

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração - Curso de Administração Pública e Social.

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora na Escola de Administração no curso de Administração Pública e Social da UFRGS, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticos e Administrativos (NEPA). Temas: Análise de Políticas Públicas, Gestão Democrática, Estudos Comparados, Planejamento e Financiamento em Educação e a Relação entre o público e o Privado.

Maria Luz Mardesich Pérez, Universidade Católica Boliviana - Regional Cochabamba – UCBCBA

Mestre em Formación docente e Innovación educativa. Investigadora y Docente de Programas de Pre y Postgrado en diferentes instituciones
universitarias. Profesora de Filosofía, Psicología y Orientación. Licenciada en
Administración Escolar. Máster en Formación Docente e Innovación Educativa.
Doctorante en Ciencias y Humanidades.

2018-05-18

Come citare

Bittencourt, J. M. V., & Mardesich Pérez, M. L. (2018). O Novo rumo da formação docente em Bolívia. Um movimento diferente?. Retratos Da Escola, 11(21), 483–500. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.799

Fascicolo