Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação

Autori

  • Maria Ciavatta CNTE
  • Marise Ramos CNTE

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v5i8.45

Abstract

Dualidade e fragmentação no ensino médio e na educação profissional devem ser compreendidas não apenas na sua expressão atual, mas também nas suas ra­ízes sociais – a estrutura secular da sociedade de classes ede implantação do capitalismo. Uma visão da totalidade social evidencia o sentido da disputa do consenso na so­ciedade e dos recursos públicos para a educação profissio­nal reduzida ao mercado ou a travessia acidentada para a educação unitária, omnilateral, politécnica, de formação integrada entre o ensino médio e a educação profissional como política pública.

Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Dua­lidade. Fragmentação.

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Pubblicato

2012-05-04

Come citare

Ciavatta, M., & Ramos, M. (2012). Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos Da Escola, 5(8), 27–41. https://doi.org/10.22420/rde.v5i8.45