A outra face da era digital

Nova Gestão Pública e controle do trabalho docente

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1642

Parole chiave:

Nova Gestão Pública, Trabalho Docente, Plataformização da educação

Abstract

Este estudo propõe problematizar a plataformização da educação, estratégia da Nova Gestão Pública – NGP para controle do trabalho docente. A revisão da literatura e a análise documental sobre a rede estadual de educação pública da Bahia indicam que, a partir do estabelecimento do ensino remoto na pandemia da Covid-19, em 2020, ampliou-se o uso de ferramentas tecnológicas associadas à NGP na educação. Tais mecanismos de controle estão presentes na ação docente, desde a formação, cada vez mais instrumental, perpassando os processos de ensino e alcançando o monitoramento de resultados, com indicadores impostos a redes de ensino e unidades escolares. Foi possível mapear intenções, estratégias e resultados da regulação da ação docente e depreender que a plataformização atende a imposição de uma agenda global de educação e que o controle da ação docente aponta para o cerceamento da autonomia do/a professor/a.

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Biografie autore

Micaela Balsamo de Mello, Universidade Federal da Bahia

Professora da Rede Municipal de Salvador. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional.

Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora da Rede Estadual da Bahia. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional.

Rodrigo da Silva Pereira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Políticas Públicas e Gestão da Educação. Professor na Faculdade de Educação e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional.

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Pubblicato

2022-12-22

Come citare

Balsamo de Mello, M., Cerqueira de Freitas Santos, C., & da Silva Pereira, R. (2022). A outra face da era digital: Nova Gestão Pública e controle do trabalho docente. Retratos Da Escola, 16(36), 899–916. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1642

Fascicolo

Sezione

Seção Temática