Educação escolar quilombola

percursos e desdobramentos dessa ação afirmativa

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1614

Parole chiave:

Educação quilombola, Documentos legais, Igualdade Racial, Resistência

Abstract

O presente artigo analisa documentos legais sobre a trajetória educacional do/a negro/a no Brasil. Como se sabe, a história da educação deste país mostra assimetrias nos direitos educacionais do/a negro/a, visto que esbarravam em restrições da própria legislação. Pelo viés qualitativo e documental, o estudo discute a Educação Quilombola na Educação Escolar Quilombola e os desdobramentos dos Planos de Educação, da Base Nacional Comum Curricular e do Projeto Político Pedagógico, mostrando que essa educação é uma demanda da população negra e requer pedagogia própria, respeito às especificidades étnico-raciais e culturais. Os resultados apontam para a necessidade de formação docente específica, continuada e de materiais didáticos e paradidáticos adequados às singularidades das comunidades. Os aparatos legais são vastos, e a urgência reside em apropriar-se desse conhecimento e fazê-los valer na prática, com a implementação das leis já existentes.

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Biografie autore

Cristina Simone de Sena Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe e professora da Rede Municipal de Ensino de Traipu, Alagoas.

Conceição Maria Dias de Lima, Universidade Estadual de Alagoas

Doutora em Sociologia e professora do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Universidade Estadual de Alagoas.

 

Cristiano Cezar Gomes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Letras e professor do Curso de Licenciatura em História e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura da Universidade Estadual de Alagoas.

 

 

 

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Pubblicato

2022-12-22

Come citare

de Sena Teixeira, C. S., Dias de Lima, C. M., & Gomes da Silva, C. C. (2022). Educação escolar quilombola: percursos e desdobramentos dessa ação afirmativa. Retratos Da Escola, 16(36), 789–808. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1614

Fascicolo

Sezione

Cidades que educam e se educam