Fundeb e os desafios para a garantia do direito à educação básica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1450

Abstract

A discussão sobre o financiamento da educação básica tem sido objeto de estudos, debates e proposições político-pedagógicas complexas, envolvendo a vinculação e subvinculação de recursos e outros dispositivos legais, dentre eles a Constituição Federal – CF de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, o Plano Nacional de Educação – PNE, Emendas Constitucionais – ECs , bem como diretrizes e pareceres do Conselho Nacional de Educação – CNE. Visando avançar no debate sobre esta temática, entrevistamos três especialistas, com larga experiência, produção e engajamentos nas lutas em defesa de um financiamento e gestão articuladas à efetiva garantia de acesso, permanência e gestão da educação pública com qualidade social, democrática, inclusiva e popular: Heleno Araújo, atual presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE; a deputada federal Professora Rosa Neide; e Nelson Cardoso Amaral, professor aposentado da Universidade Federal de Goiás. A partir de questões por nós formuladas, em colaboração da editora de Retratos da Escola, a professora Leda Scheibe, a/os entrevistada/os discutem concepções, lutas e desafios para a garantia da materialização de um Fundeb permanente e robusto, que garanta as condições efetivas para a melhoria da educação básica em todas as suas etapas e modalidades.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás. Diretor de Intercâmbio Institucional da ANPAE. Ex-Coordenador do GT 05 da ANPEd.

Luciana Rosa Marques, Universidade Federal de Pernambuco

 Doutora em Sociologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do GT 05 ANPEd.

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Vice-coordenadora do GT 05 ANPEd.

Pubblicato

2022-02-10

Come citare

Dourado, L. F., Marques, L. R., & Silva, M. V. (2022). Fundeb e os desafios para a garantia do direito à educação básica. Retratos Da Escola, 15(33), 645–660. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1450