Clube da leitura em Florianópolis

discussões interdisciplinares (2006-2020)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1316

Parole chiave:

Clube da leitura, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Biblioteca Escolar, Formação de leitoros/as

Abstract

Sob o aspecto da nova história cultural e ancorado em três autores: Michael de Certeau, Roger Chartier e Sandra Pesavento, o artigo discute o clube da leitura na rede municipal de ensino de Florianópolis — RMF. Através de estudo bibliográfico nas bases de dados das áreas da educação e ciência da informação, buscou-se compreender o impacto desempenhado pelo Plano Nacional do Livro e da Leitura — PNLL, imbricado às práticas de leitura desenvolvidas por clubes da leitura nas bibliotecas escolares da RMF, a partir da data de publicação do PNLL, em 2006, até 2020. Os resultados apontam necessidade de mais debates sobre clubes de leitura em bibliotecas escolares, considerando as produções já realizadas sobre o tema, e ampliação dessa discussão entre os campos da biblioteconomia e educação.

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Biografie autore

José Augusto da Silva Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Gisela Eggert-Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e professora aposentada no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Pubblicato

2022-06-04

Come citare

Silva Neto, J. A. da, & Eggert-Steindel, G. (2022). Clube da leitura em Florianópolis: discussões interdisciplinares (2006-2020). Retratos Da Escola, 16(34), 171–189. https://doi.org/10.22420/rde.v16i34.1316