Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação

uma investigação em municípios do Ceará

Autori

  • Anderson Gonçalves Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Esmeraldina Januário de Sousa Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
  • Eloisa Maia Vidal Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-0535-7394
  • Sofia Lerche Vieira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1274

Parole chiave:

Gestão escolar, Avaliação em larga escala, Ceará

Abstract

O artigo aborda os usos, as funções e os impactos das políticas de avaliação em larga escala a partir da experiência de nove gestores/as de escolas públicas de cinco municípios do Ceará. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático-categorial no software NVIVO 11. A análise mostra que os/as diretores/as desenvolvem e utilizam um conjunto de estratégias para dar respostas às demandas estabelecidas pelas avaliações em larga escala. Eles/as têm consciência da sobrecarga de trabalho que incide sobre o cotidiano, mas não se percebem com sua autonomia limitada pelo contexto do modelo gerencial em vigência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Anderson Gonçalves Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é  Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.  É membro do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem – GPPEGA/UECE.

Esmeraldina Januário de Sousa, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

 Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professora e supervisora escolar da Rede Pública Municipal de Fortaleza e membro do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem – GPPEGA/UECE.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem – GPPEGA/UECE.

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem – GPPEGA/UECE.

Riferimenti bibliografici

AFONSO, Almerindo Janela. O diretor enquanto gestor e as diferentes pressões e dilemas da prestação de contas na escola pública. Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. esp, p. 327-344, dezembro de 2018.

ANDERSON, Gary. Privatizando subjetividades: como a Nova Gestão Pública (NGP) está criando o “novo” profissional da educação. RBPAE, Brasília, v. 33, n. 3, p. 593-626, dezembro de 2017.

ARAÚJO, Karlane Holanda. O Prêmio Escola Nota Dez e suas implicações à subjetividade das crianças do 2º do ensino fundamental do estado do Ceará. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo Sem Fronteiras, [s. l], v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. de 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARZANÒ, Giovanna. Culturas de liderança e lógicas de responsabilidade: as experiências de Inglaterra, Itália e Portugal. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2009.

BAUER, Adriana; ALAVARSE, Ocimar Munhoz & OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. esp., p. 1367-1384, dezembro de 2015.

BONAMINO, Alicia & SOUSA, Sandra Zakia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, junho de 2012.

BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, mai./ago. de 2006.

BROOKE, Nigel & CUNHA, Maria Amália de A. Avaliação Externa como Instrumento da Gestão Educacional nos Estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, n. 2, p. 17-79, 2011.

CIANFLONE, Ana Raquel Lucato & ANDRADE, Érika Natacha Fernandes de. Práticas avaliativas no ensino fundamental e cultura escolar. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 389-402, 2007.

CONTI, Celso Luiz Aparecido; LIMA, Emília Freitas de & NASCENTE, Renata Maria Moschen. Visões de diretoras de escola sobre políticas públicas e determinações legais educacionais. RBPAE, Brasília, v. 33, n. 3, p. 771 - 790, dezembro de 2017.

COSTA, Anderson Gonçalves et al. Políticas de avaliação externa e suas interfaces com as ações municipais: o caso de cinco municípios cearenses. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 13, n. 26, p. 1-21, julho de 2019.

COSTA, Anderson Gonçalves & VIDAL, Eloisa Maia. Accountability e regulação da educação básica municipal no estado do Ceará – Brasil. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 83, n. 1, p. 121-141, maio de 2020.

FERREIRA, Hanuzia Pereira et al. Características docentes e gestão da formação continuada em cinco municípios do Ceará. Imagens da Educação, Maringá, v. 10, n. 3, p. 125-142, dezembro de 2020.

FERRER, Alejandro Tiana. Avaliação e mudança de sistemas educacionais: a interação que falta. Anais do Seminário Internacional De Avaliação Da Educação – Rio de Janeiro, 1995. Brasília: MEC, 1996. p.33-54.

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Avaliação da educação básica e ação normativa federal. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 663-689, 2004.

HARGREAVES, Andy & FINK, Dean. Sustainable leadership. San Francisco: John Wiley & Sons, 2006.

KOETZ, Carmen Maria. Atuação da equipe diretiva e avaliações em larga escala: em busca de uma gestão democrática da escola pública. In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (Org.) Avaliação em larga escala – foco na escola. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 21-36.

LESSARD, Claude & CARPENTIER, Anylène. Políticas educativas: a aplicação na prática. Rio de Janeiro: Editora Vozes: 2016.

LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: LTC, 2014.

MARINHO, Iasmin da Costa et al. Gestão dos recursos financeiros da educação: um estudo em cinco municípios cearenses. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, p. 1-22, 2021.

MAROY, Christian. Em direção a uma regulação pós-burocrática dos sistemas de ensino na Europa. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade & DUARTE, Adriana (Orgs.). Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011, p. 19-46.

MOTA, Maria Ocelia. Entre a meritocracia e a equidade: o Prêmio Escola Nota Dez na percepção e atuação dos agentes implementadores. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Alexandre William Barbosa & CLEMENTINO, Ana Maria. A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). RBPAE, Brasília, v. 33, n. 3, p. 707-726, 2017.

POLLOCK, Katina & WINTON, Sue. Juggling multiple accountability systems: how three principals manage these tensions in Ontario, Canada. Educ. Asse. Eval. Acc., [s. l], v. 28, p. 323-345, 2016.

SARAIVA, Ana Maria Alves. As matrizes normativas da Nova Gestão Pública e o enfrentamento das desigualdades educacionais. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 56, p. 1-21, 2020.

SAURA, Geo & LUENGO, Julian Jesús. Política global más allá de lo nacional. Reforma educativa (LOMCE) y el régimen de estandarización (OECD). Bordón, Madrid, v. 67, n. 1, p. 135-148. 2015.

SOUSA, Esmeraldina Januario de; VIDAL, Eloisa Maia & VIEIRA, Sofia Lerche. Recursos financeiros na escola: visão de diretores em cinco municípios do Ceará. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 132-153, 2020.

Pubblicato

2022-02-10

Come citare

Costa, A. G., Sousa, E. J. de, Vidal, E. M., & Vieira, S. L. (2022). Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará. Retratos Da Escola, 15(33), 959–972. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1274