Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação

Auteurs-es

  • Elizabeth Fernandes Macedo UERJ

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.967

Mots-clés :

Políticas de currículo. BNCC. Competências. OCDE

Résumé

Neste texto, foco, especificamente, em um conjunto de materiais que se dedica a “fazer a Base virar realidade nas salas de aula”, produzido por uma articulação entre o MEC, as secretarias de educação e entidades do terceiro setor. Parto de uma noção pós-fundacional de política, segundo a qual toda hegemonia é marcada, desde o seu interior, por uma fratura e precisa, portanto, seguir sendo reinstituída. Dedico-me a entender como a noção de competência geral, que passou a estruturar a Base pós-impeachment, vem sendo significada no momento atual. Argumento que há um alinhamento da política educacional do País à governança da OCDE baseada na comparabilidade que, defendo, inviabiliza a educação como empreitada intersubjetiva. Por fim, sugiro o uso de outras referências para a construção de uma base de valorização profissional e condições de infraestrutura para uma educação de qualidade.

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Publié-e

2019-08-05

Comment citer

Macedo, E. F. (2019). Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Retratos Da Escola, 13(25), 39–58. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.967

Numéro

Rubrique

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias