Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas

Auteurs-es

  • Janete Maria Lins de Azevedo UFPE
  • Maria da Salete Barboza de Farias UFPB

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.908

Mots-clés :

Gestão democrática da educação básica. 30 anos de Constituição. Retrocessos e resistência

Résumé

O artigo, com base no conceito de democracia de Georges Burdeau, aborda a evolução da gestão democrática da educação. Problematiza o caráter autoritário das relações sociais de uma perspectiva histórica, os contextos sócio-políticos da luta pela redemocratização e sua conquista, e a promulgação da Carta Magna. Pontua como o princípio da gestão democrática materializou-se na legislação e na prática da política, pontos de inflexão da gestão nas três décadas, avanços e recuos em face de projetos em disputa, e ameaças à ordem democrática.,

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Publié-e

2019-02-01

Comment citer

Lins de Azevedo, J. M., & de Farias, M. da S. B. (2019). Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas. Retratos Da Escola, 12(24), 495–510. https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.908

Numéro

Rubrique

Educação: 30 anos da Constituição Federal