As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática

Auteurs-es

  • Alexandre José Rossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Selau Lumertz Rede Municipal de Educação do Município de Cachoeirinha - RS.
  • Daniela de Oliveira Pires Faculdade do Ministério Público do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.802

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar as implicações da parceria público-privada para a gestão democrática da escola pública, a partir da metodologia de análise documental. Para auxiliar na análise, estudamos o modelo de parceria proposto pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) junto às secretarias estaduais e municipais de educação do Rio Grande do Sul. Demonstramos que a parceria firmada entre o IAS e as Secretarias de Educação Públicas reduz a autonomia e interfere no processo de consolidação de gestão democrática da escola.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alexandre José Rossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação atuando no Grupo de Pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação (GPRPPE). E-mail: ajrossi.rossi@gmail.com

Juliana Selau Lumertz, Rede Municipal de Educação do Município de Cachoeirinha - RS.

Mestre em Educação UFRGS na linha de Políticas e Gestão de Processos Educacionais, trabalha como Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino de Cachoeirinha. Possui experiência como docente na educação básica e formação de professores.

Daniela de Oliveira Pires, Faculdade do Ministério Público do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação UFRGS. Pesquisadora e Docente na Graduação e no Programa de Pós-graduação lato sensu em Direito da FMP/RS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: A História do direito social à educação e a política educacional no Brasil. danielaopires77@gmail.com (51) 982251090


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Publié-e

2018-05-18

Comment citer

Rossi, A. J., Lumertz, J. S., & Pires, D. de O. (2018). As parcerias público-privadas na educação: cerceando autonomia e gestão democrática. Retratos Da Escola, 11(21), 557–570. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.802

Numéro

Rubrique

Privatização da e na educação: projetos societários em disputa