Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica

Auteurs-es

  • Marta Lícia Teles Brito de Jesus Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia
  • Maria Couto Cunha Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.784

Mots-clés :

Formação de professores. Pedagogia. Políticas educacionais.

Résumé

No presente artigo discute-se de que maneira docentes das redes públicas de ensino do Estado da Bahia protagonizaram o contexto no qual se percebeu uma indução, por parte do poder público, para que todos tivessem um curso de licenciatura como formação mínima, a fim de atuar nos anos iniciais da educação básica. Os princípios da etnometodologia foram fundamentais na pesquisa de campo para a compreensão dos resultados, os quais indicam o quanto é preciso considerar a subjetividade dos professores em formação, com a finalidade de avaliar políticas de elevação da escolarização dos docentes deste nível de ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marta Lícia Teles Brito de Jesus, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação-UFBA. Professora do Departamento I da Faculdade de Educação – UFBA. Tutora do Programa de Educação Tutorial – PET. Participante da Linha de Pesquisa Política e gestão – UFBA e da Linha de Pesquisa Educação Sociedade e Cultura – UFRB. e-mail: martaliciatelesbr@yahoo.com.br 

Maria Couto Cunha, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação – UFBA. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação – UFBA. Coordenadora da Linha de Pesquisa Política e gestão da UFBA. e-mail: mariacoutocunha@gmail.com 

Téléchargements

Publié-e

2018-08-08

Comment citer

Jesus, M. L. T. B. de, & Cunha, M. C. (2018). Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica. Retratos Da Escola, 12(22), 73–85. https://doi.org/10.22420/rde.v12i22.784

Numéro

Rubrique

Espaço Aberto