Educação a domicílio: o mercado bate à sua porta

• Theresa Maria Freitas Adrião UNICAMP- Faculdade de Educação
  • Teise de Oliveira Guaranha Garcia USP-Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

Resumo

O artigo analisa a relação entre educação domiciliar  (homeschooling  e aulas particulares) e privatização da oferta da educação na etapa obrigatória. Busca identificar essa prática com a tendência de ampliação de políticas de escolha parental que podem aprofundar desigualdades educativas e subordinar a educação básica a interesses privados, para além daqueles expressos nos interesses das famílias. Caracterizamos a atuação do Grupo Pearson, que mantém um setor especificamente voltado para a educação doméstica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theresa Maria Freitas Adrião, UNICAMP- Faculdade de Educação

Professora Livre Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, desenvolvendo pesquisas sobre aspectos relacionados à interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE)/Unicamp. Integra a Associação Nacional de Financiamiento da Educação (Fineduca) e Coordena o Grupo de Trabalho 5 "Estado e Política Educacional" da ANPED.

Teise de Oliveira Guaranha Garcia, USP-Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Professora Doutora na Universidade de São Paulo-  FFCLRP, Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional e Administração de Unidades Educativas na Educação Básica, desenvolvendo pesquisas sobre a gestão educacional no contexto das relações entre o público e privado. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Greppe-USP/RP. É vice-diretora estadual da Anpae SP (2017-2019), integra a Fineduca e é associada da Anped. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP (2017-2019).

Downloads

2018-05-18

Como Citar

Adrião, T. M. F., & Garcia, T. de O. G. (2018). Educação a domicílio: o mercado bate à sua porta. Retratos Da Escola, 11(21), 433–446. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.783