Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990

Auteurs-es

  • Sônia Maria Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( Mestranda em Educação) Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
  • Maria Andreia Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Maria Inês Sucupira Stamatto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.544

Résumé

O artigo apresenta uma análise realizada nos referenciaiscurriculares nacionais do ensino médio (Dcnem, Pcnem, Ocnem,Enem, Plano Nacional de Formação de Professores), bem como naLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Ldben) e no PlanoNacional de Educação 2014-2024 (PNE), com o objetivo de endossaro debate acerca da trajetória das mudanças curriculares que vêmsendo propostas para o ensino médio, da década de 1990 aos diasatuais, e, em especial, para compreender como esses documentosvêm situando a formação de professores, dada sua relevância parao desenvolvimento profissional

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sônia Maria Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( Mestranda em Educação) Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.Especialização em Gestão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade de Pernambuco. Professora técnica do ensino médio pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional. Mestranda em Educação - Linha de Pesquisa: Formação e Profissionalização Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN.

Maria Andreia Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Quimica pela Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda em Educação pela Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN)

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Programa de Pós-Graduação em Educação. Linha de Pesquisa Estudos Sócio históricos e Filosóficos.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-15

Comment citer

Lima, S. M., Andrade, M. A., & Stamatto, M. I. S. (2017). Ensino médio no Brasil: A formação docente desde 1990. Retratos Da Escola, 10(19), 581–595. https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.544

Numéro

Rubrique

Espaço Aberto