Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições

Auteurs-es

  • Dante Henrique Moura cnte

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v8i15.446

Résumé

O texto, baseado em análise documental e revisãobibliográfica, discute as relações entre a educação básica– com ênfase no ensino médio – e a educação profissional noâmbito do novo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovadopela Lei nº 13.005, de 2014. Nesse sentido, faz-se umasíntese histórica da evolução da oferta do ensino médio eda educação profissional, delineia-se o quadro atual dessasesferas educacionais e discutem-se metas e estratégias doPNE com elas relacionadas. Conclui-se que as metas analisadassão legítimas e necessárias, mas que algumas estratégiassinalizam para a transferência de recursos públicos para ainiciativa privada e fortalecem uma concepção de formaçãohumana que se subordina aos interesses do mercado.

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Publié-e

2015-05-20

Comment citer

Moura, D. H. (2015). Educação Básica e Profissional no PNE (2014-2024): Avanços e contradições. Retratos Da Escola, 8(15), 353–368. https://doi.org/10.22420/rde.v8i15.446