Educação e Sustentabilidade

um tema (quase) relevante na Conae 2024

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2062

Mots-clés :

Educação. , Sustentabilidade., Plano Nacional de Educação. , Conferência Nacional de Educação. , Políticas Educacionais.

Résumé

Este artigo discute a importância da temática ambiental na educação, à luz da Conferência Nacional de Educação – Conae/2024, visando a elaboração do Plano Nacional de Educação. Problematizamos a baixa participação de delegados/as na Plenária do Eixo VII, relativo aos compromissos com o desenvolvimento socioambiental sustentável. Há obstáculos na percepção social e política de atuação na sociedade, mesmo diante do reconhecimento da urgência no enfrentamento da crise ambiental, exigindo políticas públicas – em particular, na esfera educacional, na redefinição do modelo de produção capitalista, do nosso padrão societário e da nossa relação com o ambiente natural. Revela-se aí o papel da educação, detentora de um ativo sociopolítico para o futuro PNE, oferecendo ao Estado brasileiro os fundamentos, valores e diretrizes para a próxima década, especialmente sobre o tema delicado e urgente da salvaguarda do ambiente.

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Biographie de l'auteur-e

Carlos Alberto Marques, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Químicas. Professor no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publié-e

2024-09-05

Comment citer

Marques, C. A. (2024). Educação e Sustentabilidade: um tema (quase) relevante na Conae 2024. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2062

Numéro

Rubrique

O novo Plano Nacional de Educação 2024/2034: tensões e resistências