Educação Infantil das Crianças do Campo, das Águas e das Florestas

pertencimento, pluralidade e singularidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1910

Mots-clés :

Infâncias do campo, Pertencimento, Território

Résumé

Na constituição da educação infantil de crianças do campo, das águas e das florestas, um conjunto de problematizações apresentadas por movimentos sociais e sindicais do campo passou a compor a pauta governamental federal a partir de 2008 (interrompida de 2016 a 2022, sem ter se consolidado). Muitos problemas se agravaram e outros demandam desdobramentos teórico-práticos para a construção de uma educação infantil na perspectiva das crianças e comprometida com suas realidades. Este artigo explora três condicionantes para formação, gestão e prática pedagógica: reconhecimento das continuidades e descontinuidades rural-urbano; incorporação da dimensão espacializada/territorializada das infâncias; construção teoria/prática evidenciando a pluralidade de territórios e a singularidade das infâncias. Há que se considerar a tríade escola-território-pertencimento, convocando creches e pré-escolas a se distanciarem de práticas concorrentes com o pertencimento da criança e a promoverem a interação dialógica de saberes interpenetráveis na mediação de conhecimentos e direitos universais e locais.

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Ana Paula Soares da Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia. Professora no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande de Sul.

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Publié-e

2023-12-27

Comment citer

Soares da Silva, A. P., & Silveira Barbosa, M. C. (2023). Educação Infantil das Crianças do Campo, das Águas e das Florestas: pertencimento, pluralidade e singularidade. Retratos Da Escola, 17(39). https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1910