Formação continuada

perspectivas no contexto de um plano municipal de educação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1782

Mots-clés :

Formação continuada, Plano Municipal de Educação, Educação infantil, Plano Nacional de Educação

Résumé

No contexto de lutas pela valorização dos/das profissionais/trabalhadores/as da educação, este artigo analisa a formação continuada no Plano Municipal de Educação de Vitória/ES, com destaque para a educação infantil. Ancorado em pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos e freireanos, orienta-se por uma abordagem qualitativa, com procedimento de análise documental. As análises evidenciam a relevância da formação continuada no plano municipal e o propósito de contemplar diferentes sujeitos/as. Conclui-se que a perspectiva de construção de um projeto coletivo de educação requer ampliação das discussões acerca da garantia de formação continuada a todos/as os/as profissionais/trabalhadores/as atuantes nas escolas, explicitando sua inclusão.

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Maria Nilceia de Andrade Vieira, Prefeitura Municipal de Vitória

Doutora em Educação. Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Vitória, Espírito Santo. Integrante do
Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores.

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Publié-e

2023-09-18

Comment citer

Vieira, M. N. de A., & Côco, V. (2023). Formação continuada: perspectivas no contexto de um plano municipal de educação. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1782