Estado federativo brasileiro - Implicações na gestão da educação

Auteurs-es

  • Edson Francisco de Andrade cnte
  • Alfredo Macedo Gomes cnte

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v6i10.175

Mots-clés :

Estado. Federalismo. Gestão sistêmica da educação. Descentralização.

Résumé

O presente texto discorre sobre a relação entre o federalismo como forma particular de organização do Estado e a gestão da educação. Analisa-se, inicialmente, o significado histórico e político da construção do Estado nacional no Brasil, bem como sua imprescindibilidade para responder às demandas sociais. Em seguida, tematiza-se a relação entre a concepção de federalismo incorporada ao caso brasileiro e o modelo de gestão sistêmica, em processo de incorporação ao campo educacional. Destaca-se a urgência da construção do sistema nacional de educação, na perspectiva de instituir um mecanismo de implementação do pacto federativo na educação.

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Publié-e

2012-11-06

Comment citer

de Andrade, E. F., & Gomes, A. M. (2012). Estado federativo brasileiro - Implicações na gestão da educação. Retratos Da Escola, 6(10), 133–154. https://doi.org/10.22420/rde.v6i10.175