Militarização escolar em Minas Gerais

tensões e retrocessos na relação entre educação e juventudeS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1670

Mots-clés :

Escola Cívico-Militar., Minas Gerais, JuventudeS, Educação e Democracia, Gestão Democrática da Educação.

Résumé

O presente artigo trata da militarização da escola pública em Minas Gerais com a implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim, evidenciando o contexto social e político de sua emergência, seus referentes e sua concepção de juventudeS. O referencial teórico apoia-se nos estudos sobre educação, democracia e formação humana (DEWEY, 2007; TEIXEIRA, 2009; FREIRE, 1967;
ARROYO, 2021 e no pensamento social latinoamericano sobre homogeneização, dominação e desigualdade, tendo Aníbal Quijano (2005) como referencial sobre a relação entre educação e democracia. Foram utilizadas pesquisas documentais e bibliográficas para perceber, no contexto de emergência das proposições militaristas e antidemocráticas para a escola, a formulação de uma agenda educacional nacionalista e homogeneizadora, elaborada a partir da ascensão da nova direita populista ou extrema direita. Com dez unidades e distanciada da educação com qualidade social, a escola cívico-militar de Minas Gerais, proposta pela ‘bancada da bala’, nega as JuventudeS e suas singularidades, criminaliza a comunidade escolar e afirma a dominação em oposição ao princípio constitucional da gestão democrática da educação.

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Ana Maria Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Mestrado Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente.

Analise de Jesus da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do
Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publié-e

2023-05-04

Comment citer

Saraiva, A. M., & da Silva, A. de J. (2023). Militarização escolar em Minas Gerais: tensões e retrocessos na relação entre educação e juventudeS. Retratos Da Escola, 17(37), 103–123. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1670

Numéro

Rubrique

Militarização das escolas públicas no Brasil