Militarização das escolas públicas no Espírito Santo

tension and resistance.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1647

Mots-clés :

Escolas cívico-militares, Espírito Santo, Militarização, Rigor, Sociedade

Résumé

Este artigo investiga o processo de militarização de escolas públicas no Espírito Santo – ES, visto que a literatura sobre a implementação das Escolas Cívico-Militares no estado é quase inexistente. Toma-se como fundamento o conceito de rigor em Paulo Freire, para refletir sobre a rigidez alinhada à militarização. Como um estudo exploratório, de caráter qualitativo, lança-se mão da revisão bibliográfica e da análise documental como opção metodológica. São analisadas fontes oriundas do jornal Século Diário, no período de 2019 a 2022, que pautam temas ligados à militarização no ES. Os recortes jornalísticos mostram as tensões e resistências que entidades, representantes políticos
e coletivos de base têm enfrentado ao agirem contra a rigidez da militarização no estado. Porém, a ação desses movimentos é insuficiente para conter a militarização da sociedade e seus efeitos (aumento de militares na política, perseguições à cultura e educação e mudanças
nos modos de punição).

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Ivan Cardoso Oliose, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação. Integrante do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do
Espírito Santo.

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal Do Espírito Santo,

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publié-e

2023-05-04

Comment citer

Cardoso Oliose, I., & Castro de Oliveira, E. (2023). Militarização das escolas públicas no Espírito Santo: tension and resistance. Retratos Da Escola, 17(37), 141–160. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1647

Numéro

Rubrique

Militarização das escolas públicas no Brasil