Condição do trabalho docente

experiências de professores/as do ensino médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1640

Mots-clés :

Política educacional, Trabalho docente, Classe social

Résumé

O presente artigo analisa a constituição da categoria docente como classe trabalhadora no contexto de desmonte dos direitos sociais, notadamente a partir de 2016. Para tanto, apresenta e discute dados de uma pesquisa realizada entre 2019 a 2021, coletados em entrevista semiestruturada junto a 12 professores/as e um survey respondido por 204 docentes de ensino médio de uma rede pública de ensino. Na experiência desses/as professores/as, é possível perceber que demonstram disposição para constituírem-se como classe, na medida em que refletem sobre suas condições de vida e trabalho, reconhecem a relevância e aderem aos instrumentos de luta coletiva constituídos historicamente pela classe trabalhadora na defesa de uma educação pública e de qualidade.

 

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Biographie de l'auteur-e

Sue Elen Lievore, Rede Municipal de Ensino da Serra

Doutora em Educação. Professora da Rede Municipal de Ensino da Serra. Secretária executiva no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.

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Publié-e

2022-12-22

Comment citer

Lievore, S. E. (2022). Condição do trabalho docente: experiências de professores/as do ensino médio. Retratos Da Escola, 16(36), 943–958. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1640