Possibilidades da implementação da Lei 10.639/03 nos conteúdos obrigatórios da Educação Física escolar

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DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1630

Mots-clés :

Educação Física escolar, Lei 10.639/03, Unidade Didática

Résumé

O objetivo deste estudo foi elaborar e validar possibilidades
pedagógicas para o cumprimento da Lei 10.639/03 a partir do diálogo
com os conteúdos da Educação Física na escola, tendo como objeto de conhecimento as Danças, os Jogos eletrônicos e os Esportes, segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, subsidiadas pelos princípios pedagógicos de inclusão, contextualização e participação ativa de alunos e alunas. Buscamos, ainda, compreender a realidade de professores/as quanto ao conhecimento da Lei dentro da escola e as possibilidades de sua aplicação nas aulas de Educação Física. Percebemos avanços significativos e obtivemos resultado positivo quanto à validação das aulas desenvolvidas, pensando na sua exequibilidade com um grupo colaborador.

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Esterlandia Souza Castro, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Maria Eleni Henrique da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Professora Adjunta e Diretora do Instituto de Educação Física e Esportes, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira e do Programa de Mestrado Profissional em Rede da Educação Física da Universidade Federal do Ceará.

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Publié-e

2023-09-18

Comment citer

Souza Castro, E., & Henrique da Silva, M. E. (2023). Possibilidades da implementação da Lei 10.639/03 nos conteúdos obrigatórios da Educação Física escolar. Retratos Da Escola, 17(38). https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1630