Não está calado quem peleia

debate sobre o ensino médio no Rio Grande do Sul

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1544

Mots-clés :

Reforma do ensino médio, Lei n. 13.415/2017, Referencial Curricular, Rio Grande do Sul, Políticas Educacionais

Résumé

Em estudo sobre as disputas na atual reforma do ensino médio no Rio Grande do Sul, foi realizada uma análise temática sobre a política no período 2020-2021, a partir de dez lives, com 45 falas, representando 33 instituições, organizações sociais, sindicatos e escolas. Percebeu-se um modus operandi autoritário, que não oportuniza tempo nem espaço à base para debater e legitimar a viabilidade de um ensino médio mais democrático. De um lado, há profissionais e estudantes de escolas públicas e pesquisadores/as preocupados/as com o esvaziar de conteúdos e o rompimento da ideia de educação básica; noutro, governador, Seduc e Sindicato do Ensino Privado, a fim de disciplinar para o mercado de trabalho precarizado, com um posicionamento individualista e atomizante que preponderou no Referencial Curricular Gaúcho. Porém, nas falas analisadas, as comunidades escolares seguem articulando, discutindo e se opondo a tal proposta, unindo-se na crítica à fragmentação como estratégia curricular, administrativa, e, diante da penetração privatista, apresentando-se em defesa do público.

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Mateus Saraiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação e bolsista em Pós-Doutorado no projeto Cecampe-Sul.

Ângela Chagas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estudante de Pedagogia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa.

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Publié-e

2022-09-15

Comment citer

Saraiva, M., Chagas, Ângela, & Luce, M. B. (2022). Não está calado quem peleia: debate sobre o ensino médio no Rio Grande do Sul. Retratos Da Escola, 16(35), 419–442. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1544

Numéro

Rubrique

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: