Reforma do ensino médio no Mato Grosso do Sul

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DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1490

Mots-clés :

Novo Ensino Médio, Lei nº 13.415, Políticas Educacionais, Rede Estadual de Ensino, Mato Grosso do Sul

Résumé

O presente artigo vincula-se à pesquisa interinstitucional A Reforma do Ensino Médio com a Lei nº 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estadual e federal de Ensino Médio do Mato Grosso do Sul, que integra investigação da Rede EMpesquisa, centrando-se nas iniciativas de implementação da reforma do ensino médio em Mato Grosso do Sul. Com abordagem qualitativa, utiliza análise documental e entrevistas com responsáveis por essa implementação. O corpus documental compõe-se de leis, normas, orientações nacionais e do sistema estadual de educação. A pesquisa indica uma celeridade na elaboração e na publicação das normas, dissonando das alterações lentas nas escolas-piloto, em parte pela situação pandêmica, mas também pela complexidade das mudanças que demandam rearranjo da organização curricular. Esse processo deixou as escolas em espera, alijadas do processo de regulamentação elaborado pela Secretaria de Estado de Educação – SED/MS e fundações privadas para a abrupta ‘conversão total’ ao Novo Ensino Médio em 2022.

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Fabio Perboni, Universidade Federal da Grande Dourados

 Doutor em Educação e professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Maria de Lourdes de Macedo Ferreira Lopes , Universidade Federal da Grande Dourados

 Mestra em Educação e professora da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul.

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Publié-e

2022-09-15

Comment citer

Perboni, F., & Lopes , M. de L. de M. F. (2022). Reforma do ensino médio no Mato Grosso do Sul. Retratos Da Escola, 16(35), 377–397. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1490

Numéro

Rubrique

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: