Qual o custo da qualidade?

Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ

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DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1299

Mots-clés :

Financiamento da educação, custos educacionais., Custo Aluno Qualidade

Résumé

A discussão da relação entre insumos escolares, qualidade da educação e seu custo é relativamente recente no Brasil. Uma das características desse debate é a tentativa da grande mídia, através de editoriais e de colunistas ligados ao mercado, de reforçar o argumento de que os recursos destinados à educação no Brasil são suficientes e que os problemas educacionais do país estão relacionados à gestão das escolas e sistemas educacionais. Este artigo pretende problematizar esse ponto de vista, trazendo indicadores do gasto educacional do país e dos estudos que apontam os valores necessários a serem aplicados por aluno na perspectiva do Custo Aluno-Qualidade – CAQ. Valendo-se de indicadores de mensalidades de escolas privadas de elite, ou que apresentam boas notas no ENEM, o artigo mostra a distância com relação aos valores gastos por aluno/a na rede pública de ensino, na educação básica. Com base em indicadores de gastos, remuneração e alunos por turma da rede federal de ensino em comparação com parâmetros equivalentes de países da OCDE, sinaliza-se para um novo padrão de financiamento das escolas brasileiras.

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Biographie de l'auteur-e

José Marcelino Rezende Pinto, Universidade de São Paulo

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo.

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Publié-e

2022-02-10

Comment citer

Pinto, J. M. R. (2022). Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ. Retratos Da Escola, 15(33), 689–712. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1299

Numéro

Rubrique

Dossiê Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo