Agenda política global: invisibilidade do analfabetismo e desinvestimento na alfabetização de adultos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1231

Mots-clés :

Políticas educativas. Educação de adultos. Analfabetismo. Alfabetização de adultos.

Résumé

Analisam-se as orientações políticas da UNESCO e da União Europeia para compreender a sua influência nas políticas públicas de educação de adultos, em Portugal. Os dados empíricos, provenientes de uma investigação qualitativa no âmbito das Ciências da Educação, resultaram de recolha documental sobre as orientações políticas e de estatísticas oficiais. As orientações políticas contribuíram para a emergência da política educativa global, com consequência na progressiva invisibilidade do analfabetismo e no desinvestimento em políticas públicas de alfabetização de adultos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, UIDEF

Cármen Cavaco tem doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Formação de Adultos. É docente e investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa| UIDEF nos seguintes domínios: adultos não escolarizados e adultos pouco escolarizados, formação experiencial, políticas públicas de educação e formação de adultos pouco escolarizados e não escolarizados, reconhecimento e validação de adquiridos experienciais e método biográfico. Tem livros e artigos científicos publicados sobre estes temas, em Portugal e no estrangeiro. É membro de várias redes de investigação (ADMEE-Europe, REDFORD, Experice) e de sociedades científicas (AFIRSE Portugal, ADMEE-Europe, SPCE).

Références

ARAÚJO, Luísa & RODRIGUES, Maria de Lurdes. Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, n. 83, p. 11-35, 2017.

BARCOSO, Cristina. O Zé Analfabeto no Cinema: o cinema na campanha nacional de educação de adultos de 1952 a 1956. Lisboa: Educa, 2002.

BARROSO, João & AFONSO, Natércio. Introdução. In: BARROSO, João & AFONSO, Natércio (Org.). Políticas educativas: mobilização de conhecimento e modos de regulação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2011. p. 11-25.

BOURDIEU, Pierre. Contrafogos. Oeiras: Celta, 1998.

CANÁRIO, Rui. A escola e a abordagem comparada. Novas realidades e novos olhares. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 1, p. 27-36, set/dez. 2006.

CANÁRIO, Rui. Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal. In: Conselho Nacional de Educação (Ed.). A educação em Portugal (1986-2006): alguns contributos de investigação. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2007. p.207-267.

CARVALHO, Anabela. Opções metodológicas em análise de discurso: instrumentos, pressupostos e implicações. Comunicação e Sociedade 2, v. 14, n. 1-2, p. 143-156, 2000.

CAVACO, Carmen. Adultos Pouco Escolarizados: políticas e práticas de formação. Lisboa: Educa, 2009.

CAVACO, Carmen. Analfabetismo em Portugal: os dados estatísticos, as políticas públicas e os analfabetos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 01, n. 02, p. 17-31, jul./dez. 2018.

CHUNG, Jennifer. PISA and Global Education Policy: Understanding Finland’s Success and Influence. Leiden, Boston: Brill Sense, 2019.

CNE. Estado da educação 2011: a qualificação dos Portugueses. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2011.

CNE. Estado da educação 2013. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2013.

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Livre blanc sur «Croissance, compétitivité, emploi»: les défis et les pistes pour entrer dans le 21ème siècle. Bruxelas: Comissão Europeia, 1993.

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Memorando sobre a aprendizagem ao longo da vida. Bruxelas: Comissão das Comunidades Europeias, 2000.

COMISSÃO EUROPEIA. Livre blanc sur l´éducation et la formation: enseigner et apprendre. Vers la société cognitive. Luxemburgo: Comissão Europeia, 1996.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.

DUBAR, Claude. La formation accroît-elle aujourd´hui les inégalités. Education Permanente, Paris, v. 4, n. 129, p. 19-28, 1996.

FINGER, Matthias & ASÚN, José Manuel. A Educação de Adultos numa Encruzilhada: aprender a nossa saída. Porto: Porto Editora, 2003.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 39 ed. São Paulo: Cortez Editora, 1992.

LAOT, Françoise & ORLY, Paul. Éducation et formation des adultes: histoire et recherches. Saint-Fons: Institut National de Recherche Pédagogique, 2004.

MELO, Alberto & BENAVENTE, Ana. Educação Popular em Portugal (1974-1976). Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MELO, Alberto. Passagens Revoltas: 40 anos de intervenção por ditos e escritos (1970-2012). Lisboa: In Loco, 2012.

MORIN, Edgar. Introduction à la pensée complexe. Paris: Éditions du Seuil, 2005.

MULLER, Pierre. L'analyse cognitive des politiques publiques : vers une sociologie politique de l'action publique. Revue française de science politique, n. 2, p. 189-208, 2000.

MUNDY, Karen; GREEN, Andy; LINGARD, Bob & VERGER, Antoni. Introduction: The globalization of Education Policy: Key Approaches and Debates. In: MUNDY, Karen; GREEN, Andy; LINGARD, Bob & VERGER, Antoni (Eds.). The handbook of global education policy. Chichester, West Sussex, England: John Wiley & Sons, 2016. p.1-20.

NÓVOA, António & RODRIGUES, Cristina. Prefácio. In: CANÁRIO, Rui & CABRITO, Belmiro (Orgs). Educação e Formação de Adultos: mutações e convergências. Lisboa: Educa, 2005. p.7-14.

PINTO, Jorge (Coord.); MATOS, Lisete & ROTHES, Luís. Ensino recorrente: relatório de avaliação. Lisboa: Ministério da Educação, 1998.

PORDATA. Taxa de analfabetismo segundo os Censos: total e por sexo. Disponível em: https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+analfabetismo+segundo+os+Censos+total+e+por+sexo-2517. Acesso em: 12 julh. 2020.

SANTOS SILVA, Augusto. Educação de Adultos: educação para o desenvolvimento. Rio Tinto: Edições Asa, 1990.

SCHUTZ, Alfred & NATANSON, Maurice Alexander (eds.). Phenomenology and Social Reality. The Hague: M. Nijhoff, 1970.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Renovar a teoria critica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

UNESCO. Rapport sommaire de la Conférence Internationale sur l´éducation des adultes. Paris: UNESCO, 1949.

UNESCO. Rapport final. Conférence Mondiale sur l´éducation des adultes. Paris: UNESCO, 1960.

UNESCO. Rapport final. Troisième Conférence Internationale sur l´éducation des adultes. Paris: UNESCO, 1972.

UNESCO. Rapport final. Quatrième Conférence Internationale sur l´éducation des adultes. Paris: UNESCO, 1985.

UNESCO. Relatório final. Quinta Conferência Internacional de Educação de Adultos. Paris: UNESCO, 1997a.

UNESCO. Agenda para o Futuro. Quinta Conferência Internacional de Educação de Adultos. Paris: UNESCO, 1997b.

Téléchargements

Publié-e

2021-09-24

Comment citer

Cavaco, C. (2021). Agenda política global: invisibilidade do analfabetismo e desinvestimento na alfabetização de adultos. Retratos Da Escola, 15(32), 289–303. https://doi.org/10.22420/rde.v15i32.1231

Numéro

Rubrique

Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas