Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais

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DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1223

Mots-clés :

Privatização da gestão educacional. Plataformas Digitais. Google for Education.

Résumé

Neste artigo analisamos a adoção de ferramentas digitais por sistemas estaduais públicos de ensino, compreendendo tal ação como uma forma de privatização da gestão da educação básica. A partir dos dados da pesquisa Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública, financiada pela FAPESP (processo 2019/12230-7) e de consultas ao site Educação e Coronavírus, encontramos a presença da plataforma Google For Education nas redes estaduais de ensino com crescimento de 150% do período de 2005-2018 para 2020, mostrando a capilaridade desta plataforma nas redes educacionais.

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Biographie de l'auteur-e

Cassia Alessandra Domiciano, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotada no Setor de Educação, Departamento de Administração e Planejamento Educacional (DEPLAE). Pesquisadora da área de políticas educaconais.

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Publié-e

2021-01-20

Comment citer

Adrião, T., & Domiciano, C. A. (2021). Novas formas de privatização da gestão educacional no Brasil: as corporações e o uso das plataformas digitais. Retratos Da Escola, 14(30), 668–684. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1223