Educação e infancia: projetos em disputa

Auteurs-es

  • Laís Leni Oliveira Lima CNTE

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v5i9.11

Résumé

Este texto analisa as propostas em disputa para a educação infantil, com um olhar sistemático sobre a história da criança, desde a Antiguidade. Ele mostra que os conceitos não surgem do nada, mas de acontecimentos sociais, políticos e econômicos de cada momento, pois é na história que se encontram as objetivações dos segmentos da sociedade. O passado e a história que têm significado são aqueles que não passaram, pois, como diria Marx (1978), são aqueles que oprimem como pesadelos. A volta ao passado interessa, na medida em que realiza a mediação do presente e revela o que está velado.

Palavras-chave:     Educação infantil. Criança. Infância. História.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2012-04-20

Comment citer

Oliveira Lima, L. L. (2012). Educação e infancia: projetos em disputa. Retratos Da Escola, 5(9), 69–81. https://doi.org/10.22420/rde.v5i9.11