As ações do Poder Executivo Federal e o Plano Nacional de Educação (2014/24)

Auteurs-es

  • Maria Dilnéia Espíndola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) http://orcid.org/0000-0001-5218-8541
  • Marli dos Santos de Oliveira Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Servidora Pública do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0003-1440-9045

DOI :

https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1016

Mots-clés :

Política educacional. Poder Executivo Federal. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (2014-2024).

Résumé

 Este texto tem por objetivo refletir sobre os rumos e respectivas ações em curso no âmbito do Poder Executivo Federal nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro no tocante ao monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação (2014/24). A pesquisa realizou-se por meio de levantamento da literatura, bem como da legislação e demais atos normativos advindos do Governo Federal. Nota-se fragilidades no processo de monitoramento e avaliação do PNE em particular e, de modo geral, nos mecanismos de participação social visto às disputas por projetos distintos de sociedade e de educação. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação. Estágio de Pós-Doutorado realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Visitante credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Marli dos Santos de Oliveira, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Servidora Pública do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Servidora Pública do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul

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Publié-e

2020-01-09

Comment citer

Fernandes, M. D. E., & de Oliveira, M. dos S. (2020). As ações do Poder Executivo Federal e o Plano Nacional de Educação (2014/24). Retratos Da Escola, 13(27), 685–697. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1016

Numéro

Rubrique

Ataques à Educação: um balanço de perdas e danos