A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas

Autores/as

  • Maria Luiza Süssekind UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.980

Palabras clave:

Currículos. BNCC do Ensino Médio. Epistemologias do Sul.

Resumen

Desloca-se o debate sobre as reformas atuais da educação básica em revisita a tensões do campo, sob o argumento de que a ideia de um currículo escriturístico como projeto de nação é um modo de produção epistemicida. Partimos da percepção de que o modo de conhecer moderno engendra também suas ignorâncias e aponta, em diálogo com as teorias de Boaventura Santos, que a reforma é arrogante, indolente e malévola, produz injustiças, invisibilidades e inexistências. Na direção do Sul epistemológico, conclui-se que o conhecimento curricular democrático é deslocamento, conversa, e resistência ao pensamento único.

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Publicado

2019-08-05

Cómo citar

Süssekind, M. L. (2019). A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. Retratos Da Escola, 13(25), 91–107. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.980

Número

Sección

BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias