30 Anos da Constituição: avanços e retrocessos na formação de professores

Autores/as

  • Helena Costa Lopes de Freitas Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.912

Palabras clave:

Formação do professor. BNCF. Desprofissionalização docente. Flexibilização da formação.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar as principais ações no campo da formação de professores ao longo dos últimos 30 anos, a partir da Constituição Federal de 1988. Traz-se também para a discussão aqui desenvolvida o conteúdo das ações vinculadas à implementação da Base Nacional Comum da Formação, em discussão no âmbito do Ministério da Educação.

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Biografía del autor/a

Helena Costa Lopes de Freitas, Unicamp

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Desenvolveu seu pós-doutorado junto à USP, sob coordenação da Profa. Selma Garrido , com o tema Formação de Professores em Cuba e Russia.(1995). Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, desenvolveu-se na área de Educação, atuando no campo da Formação do Educador, com ênfase principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas de formação, diretrizes curriculares, licenciaturas, curso de pedagogia e movimento dos educadores. É membro da ANFOPE - Asociação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Colaborou com a CAPES no período de fevereiro 2008 a janeiro de 2009, como Coordenadora Geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente da Educação Básica. De fevereiro de 2009 a agosto de 2011, colaborou com a Secretaria de Educação Básica do MEC, na Coordenação-Geral de Formação de Professores, responsável pelos Programas de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e pelo Programa Profuncionário. De janeiro a setembro de 2013, foi diretora do Departamento Pedagogico da Secretaria de Educação Da Prefeitura Municipal de Campinas,

Publicado

2019-02-01

Cómo citar

de Freitas, H. C. L. (2019). 30 Anos da Constituição: avanços e retrocessos na formação de professores. Retratos Da Escola, 12(24), 511–528. https://doi.org/10.22420/rde.v12i24.912

Número

Sección

Educação: 30 anos da Constituição Federal