A ofensiva dos reformadores empresariais e a resistência de quem defende a educação pública

Autores/as

  • Jose Arlen Beltrão UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB
  • Celi Nelza Zülke Taffarel UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.786

Resumen

Neste trabalho buscou-se evidenciar que o capital vem atuando em rede para implementar sua agenda para educação, que nesse momento tem centralidade na privatização da educação pública. A reforma do ensino médio, dentre outras coisas, criou condições ainda mais favoráveis para a intensificação dos processos de privatização. O texto evidencia ainda a resistência ativa dos defensores da educação pública, em um confronto de interesses de classes antagônicas.

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Biografía del autor/a

Jose Arlen Beltrão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

Mestre em Educação Física pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD/Portugal. Doutorando em Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de professores e Educação Física - GEPEFE/UFRB. E-mail: arleneducacaofisica@ufrb.edu.br

Celi Nelza Zülke Taffarel, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

Professora Dra. Titular FACED/UFBA. Mestrado em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Doutorado em Educação (UNICAMP), Pós-doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha. Coordenadora de programas Internacionais na UFBA, Área Educação Física: Licenciatura Internacional (Portugal), UNIBRAL I (Alemanha). Contribuiu com a formação acadêmica de 70 mestres e doutores. Coordenadora do GEPEC FACED/UFBA. E-mail: taffarel@ufba.br

Publicado

2018-05-18

Cómo citar

Beltrão, J. A., & Taffarel, C. N. Z. (2018). A ofensiva dos reformadores empresariais e a resistência de quem defende a educação pública. Retratos Da Escola, 11(21), 587–602. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.786

Número

Sección

Privatização da e na educação: projetos societários em disputa