Educação escolar indígena - Políticas e tendências atuais

Autores/as

  • Rita Gomes do Nascimento cnte

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v7i13.309

Palabras clave:

Políticas de educação escolar indígena. Regime de colaboração. Sistema de educação escolar indígena. Territórios etnoeducacionais.

Resumen

As políticas nacionais de educação escolar indígena
têm posto em evidência as fragilidades do pacto federativo
na repartição e compartilhamento de competências
entre os entes federados. Como resposta aos problemas
dessas políticas e dos seus arranjos institucionais, os povos
indígenas e seus parceiros indigenistas têm proposto mudança
no planejamento, execução e acompanhamento das
políticas educacionais e atendimento às demandas dos indígenas
por uma educação diferenciada, específica, intercultural
e multilíngue. Surgem, nesse contexto, as proposições
de criação de um sistema próprio de educação escolar
indígena e da implementação da política dos territórios
etnoeducacionais.

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Publicado

2013-12-11

Cómo citar

Nascimento, R. G. do. (2013). Educação escolar indígena - Políticas e tendências atuais. Retratos Da Escola, 7(13), 333–345. https://doi.org/10.22420/rde.v7i13.309