O Sistema Nacional e o Plano Nacional de Educação para a próxima década (2024-2034)

desafios à luz das deliberações da Conae 2024

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2138

Palabras clave:

Espanhol

Resumen

Este artigo pretende atualizar discussões e proposições atinentes ao Sistema Nacional de Educação – SNE, tendo por referência ativos políticos para sua materialização como lei complementar. Presente nos anos 2000, o tema foi recuperado e incitado por conferências nacionais de educação, estímulos do Fórum Nacional de Educação e do Fórum Nacional Popular de Educação, além de encaminhamentos no Executivo e no Legislativo – destacando-se a Emenda Constitucional nº59/2009. O tema é aqui contextualizado como grande desafio nacional ainda não cumprido, apesar das disposições legais, apresentando elementos de debates relevantes historicamente, mobilizações e proposições que ratificam uma concepção de educação e a necessidade do SNE; sinaliza, igualmente, a centralidade da CONAE 2024 sobre o tema; ao fim, ratifica a instituição e a regulamentação do SNE, fundamental para viabilizar desafios educacionais dispostos no PNE, instrumento de gestão pública e mobilização da sociedade.

 

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Biografía del autor/a

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor titular emérito da Universidade Federal de Goiás. Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Anpae e membro titular do Fórum Nacional de Educação – FNE.

Walisson Mauricio de Pinho Araujo, Ministério da Educação

Mestre em Educação. Atualmente é secretário executivo do Fórum Nacional Popular de Educação, assessor legislativo da senadora Teresa Leitão e membro suplente do Fórum Nacional de Educação.

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Publicado

2024-09-05

Cómo citar

Dourado, L. F., & Araujo, W. M. de P. (2024). O Sistema Nacional e o Plano Nacional de Educação para a próxima década (2024-2034): desafios à luz das deliberações da Conae 2024. Retratos Da Escola, 18(41). https://doi.org/10.22420/rde.v18i41.2138

Número

Sección

O novo Plano Nacional de Educação 2024/2034: tensões e resistências