Contribuições para uma educação escolar antirracista

bell hooks e a pedagogia engajada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.2028

Palabras clave:

bell hooks, Pedagogia Engajada, Escola, Antirracismo

Resumen

O objetivo deste artigo é sinalizar a pedagogia engajada de bell hooks, professora e intelectual negra estadunidense, como potencial contribuição para uma educação escolar antirracista. Nessa linha, apresentamos os fundamentos da obra educacional da autora e seus principais desdobramentos. Depois, situamos sua concepção pedagógica no contexto de um projeto ético-político crítico ao racismo, ao sexismo e à opressão de classe, cujos alicerces auxiliam na contraposição ao chamado ‘pacto da branquitude’ presente na sociedade brasileira. Por fim, argumentamos que a pedagogia engajada de hooks enseja valiosas estratégias para o fomento de práticas antirracistas na escola brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bernardo Mattes Caprara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia. Professor no Departamento de Sociologia e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lucas Antunes Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor de Sociologia na Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul.

Citas

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC, 2004.

CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando a escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 141-60.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 55 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.

GLASS, Ronald David. Entendendo raça e racismo: por uma educação racialmente crítica e antirracista. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 235, p. 883-913, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812012000400017

GÓES, Juliana. Ciência sucessora e a(s) epistemologia(s): saberes localizados. Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 1, p. 1-11, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n148373

GOMES, Nilma Lino. Educação, raça e gênero: relações imersas na alteridade. Cadernos Pagu, 6-7, 1996, pp.67-82.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

hooks, bell. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. São Paulo: Elefante, 2019.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020a.

hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020b.

hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MACHADO, Lucas Antunes & GROSSI, Patrícia Krieger. O projeto ético-político de bell hooks para a educação: contribuições ao campo da Educação em Direitos Humanos. Educação, v. 46, n. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42825

SILVA, Luce Elena Diogo da & ROSA, Sanny Silva da. Empretecer o currículo: por uma comunidade escolar [e não escolar] antirracista. Revista Teias, v. 24, n. 74, jul./set. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.74776

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Publicado

2024-05-10

Cómo citar

Caprara, B. M., & Antunes Machado, L. (2024). Contribuições para uma educação escolar antirracista: bell hooks e a pedagogia engajada. Retratos Da Escola, 18(40). https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.2028

Número

Sección

Seção Temática