Cidades que educam e se educam

reconstruindo o olhar sobre a educação a partir dos territórios e das pessoas

Autores/as

Palabras clave:

Cidades Educadoras, Educação, Cidade

Resumen

O presente dossiê, Cidades que educam e se educam, reúne estudos e pesquisas de educadores/as e pesquisadores/as que pensam as pautas educativas na escola e para além dela, como possibilidades permanentes para qualificar a vida nas cidades. Inspirado no geógrafo brasileiro Milton Santos e na última versão da Carta das Cidades Educadoras (2020), documento proposto pela Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE, este dossiê propõe pensar em diferentes possibilidades para as cidades tornarem-se espaços policêntricos, articuladores e potencializadores de políticas, instituições e atores sociais, na perspectiva de uma educação cidadã por toda a vida dos sujeitos que nelas habitam, em seus diferentes tempos.

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Biografía del autor/a

Jaqueline Moll, UFRGS

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Educação Integral na Escola e na Sociedade: Sujeitos, Territórios, Dimensões e Interfaces.

Renata Gerhardt de Barcelos, UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Integral na Escola e na Sociedade: Sujeitos, Territórios, Dimensões e Interfaces.

Thiago Dutra, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências. Professor e educador popular.

Citas

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Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Moll, J., Gerhardt de Barcelos, R., & Dutra, T. (2022). Cidades que educam e se educam: reconstruindo o olhar sobre a educação a partir dos territórios e das pessoas. Retratos Da Escola, 16(36), 713–717. Recuperado a partir de https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1702

Número

Sección

Cidades que educam e se educam