Cidades Educadoras e gestão escolar democrática

possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1623

Palabras clave:

Cidades Educadoras, Democracia, Gestão Escolar Democrática

Resumen

O objetivo deste estudo é refletir sobre as interfaces entre as ideias de Cidades Educadoras e gestão escolar democrática, que possibilitem o desenvolvimento de um modus operandi de cidadãos/ãs participativos/as na reinvenção da escola e das cidades enquanto territórios educativos democráticos geradores de aprendizagens significativas, da infância à velhice. Por meio de análise bibliográfica incluindo Paulo Freire, Jaqueline Moll, Zygmunt Bauman, Néstor Canclini, entre outros, e da experiência dos/as autores/as como gestores/as de escolas públicas, demonstra-se que a escola deve ser organizada de forma democrática e participativa por professores/as, funcionários/as, estudantes e pela presença ativa da comunidade nas decisões. Já a cidade, para que seja educadora, precisa se organizar democraticamente, dando voz a cidadãos/ãs e buscando interações, de forma a educar. Nesse sentido, a gestão democrática é uma possibilidade, além de administrativa e educacional, que proporciona práticas de participação coletiva.

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Biografía del autor/a

Thiago Dutra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências. Professor e educador popular.

Renata Gerhardt de Barcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Integral na Escola e na Sociedade: Sujeitos, Territórios, Dimensões e Interfaces.

Lia Heberlê de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Dutra, T., Gerhardt de Barcelos, R., & Heberlê de Almeida, L. (2022). Cidades Educadoras e gestão escolar democrática: possibilidades para a construção de sociedades mais justas e participativas. Retratos Da Escola, 16(36), 757–770. https://doi.org/10.22420/rde.v16i36.1623

Número

Sección

Cidades que educam e se educam