O que esperar do Novo Ensino Médio?

Autores/as

Palabras clave:

Novo Ensino Médio

Resumen

O ensino médio brasileiro passou por importantes mudanças em sua organização e estrutura, desde os projetos das reformas educacionais do início do século passado, baseados num currículo de base humanista e atendendo os interesses da burguesia, até os modelos de ensino profissionalizante que atendiam uma demanda exclusivamente mercadológica, com oferta de formação à classe trabalhadora. No início deste século, entretanto, com o país sob o governo de uma nova hegemonia política, vivenciamos a instauração de um novo projeto para esta etapa da educação básica. Diante desse cenário que propõe mudanças na estrutura e no funcionamento do ensino médio brasileiro, influenciando diretamente o projeto de sociedade, decidimos mobilizar para a reflexão pesquisadores e pesquisadoras que discutem a temática. Os/As autores/as deste dossiê intitulado O que esperar do Novo Ensino Médio? contribuíram para uma discussão crítica e amplificada, comprometida com a análise das políticas públicas e suas influências na ação educativa, na prática pedagógica e, principalmente, na função social que a educação ocupa na vida dos/as jovens brasileiros que frequentam a escola pública.

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Biografía del autor/a

Shirlei de Souza Corrêa, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação.

Cássia Ferri, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Sandra Regina de Oliveira Garcia, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Acesso em 06 dez. 2020.

Publicado

2022-06-04

Cómo citar

Corrêa, S. de S., Ferri, C., & Garcia, S. R. de O. (2022). O que esperar do Novo Ensino Médio?. Retratos Da Escola, 16(34), 15–21. Recuperado a partir de https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1543

Número

Sección

O que esperar do novo ensino médio?