O processo da reforma do ensino médio no Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1398

Palabras clave:

Ensino Médio, Rio de Janeiro, Políticas Educacionais, Estado

Resumen

No presente texto, discutimos a implementação da reforma do ensino médio no estado do Rio de Janeiro. Analisamos o processo conduzido pela Secretaria de Educação – SEEDUC-RJ, que o descreveu como uma ação indo ao encontro dos desejos de jovens e com ampla participação da comunidade escolar. A partir da análise dos documentos publicados e transmissões ao vivo em redes sociais pela SEEDUC e pelo Conselho Estadual de Educação, entendemos que se trata de uma política educacional em um contexto de recrudescimento do neoliberalismo, com uma ofensiva do capital sobre o trabalho, que aliena estudantes da formação integrada com conhecimentos gerais e específicos. Há mais de uma década, o estado do Rio de Janeiro tem sido um laboratório para medidas que pretendem reformar o ensino médio, com o objetivo de incorporar o projeto pedagógico do capital. Concluímos que, embora tenham ocorrido disputas de sentido e denúncias sobre esse processo de implementação, sob pretexto da urgência do prazo por parte da SEEDUC-RJ, não houve acolhimento das considerações da comunidade escolar, com o propósito de consolidar o Novo Ensino Médio sem maiores intercorrências.

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Biografía del autor/a

Natália Silva Pereira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense e professora de Sociologia na Rede Estadual do Rio de Janeiro.

Maria Ciavatta, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Fluminense.    

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação e professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação – COLEMARX.

Citas

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Publicado

2022-09-15

Cómo citar

Pereira, N. S., Ciavatta, M., & Gawryszewski, B. (2022). O processo da reforma do ensino médio no Rio de Janeiro. Retratos Da Escola, 16(35), 463–481. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1398

Número

Sección

A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: