Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico

qual o destino dos recursos públicos?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1362

Palabras clave:

Trabalho Docente, Financiamento da Educação Básica, Pós-pandemia

Resumen

O artigo discute os desafios imediatos do contexto educacional brasileiro frente às alterações na legislação que regulamenta o financiamento da Educação Básica e que interfere diretamente na valorização dos/as profissionais da educação (remuneração e formação), bem como nas condições da oferta educativa. Para tanto, procura-se analisar os desafios colocados à Educação Básica pública no país, no contexto de pandemia, que contribuíram para o aumento da pobreza e o aprofundamento das desigualdades sociais. Atenta-se também às mudanças ocorridas na educação durante este período, especialmente aquelas relacionadas à organização do trabalho docente e suas possíveis consequências tanto sobre a cultura escolar quanto à saúde dos/as profissionais. Por fim, acentua-se as lições aprendidas durante a pandemia e os desafios ao período pós-pandêmico, que envolvem a reforma física das escolas e a valorização docente, aos quais os recursos do Fundeb devem ser dirigidos, levando em conta critérios que promovam maior justiça social.

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Biografía del autor/a

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular de Políticas Públicas em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora PQ1A/CNPq e membro do CD/CNPq. Pesquisadora PPM/FAPEMIG. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente  da Universidade Federal de Minas Gerais – GESTRADO/UFMG.

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Publicado

2022-02-10

Cómo citar

Oliveira, D. A. (2022). Trabalho docente no Brasil pós-pandêmico: qual o destino dos recursos públicos?. Retratos Da Escola, 15(33), 713–732. https://doi.org/10.22420/rde.v15i33.1362

Número

Sección

Dossiê Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo