Formação continuada

desafios e contribuições para a prática docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1333

Palabras clave:

Formação continuada, Prática docente, Alfabetização, PNAIC

Resumen

Este trabalho inscreve-se no projeto de pesquisa A formação continuada do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa PNAIC e a aprendizagem dos docentes cursistas, do Grupo de Pesquisa Formação, Currículo e Ensino – Formace, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Na perspectiva metodológica da pesquisa crítica e dialética (MARX, 2011), o estudo teve como objetivo investigar os desafios e as contribuições do PNAIC para a prática docente de professoras alfabetizadoras de uma escola municipal em Patu, RN. Os dados das entrevistas foram organizados de acordo com os princípios dos núcleos de significação, teorizados por Wanda Maria Aguiar e Sérgio Ozella (2013). Constatou-se que as docentes se apropriaram de alguns conceitos, mas não conseguiram articulá-los em suas práticas, por conta do apego às metodologias tracionais de alfabetização, que se distanciam das estratégias indicadas no PNAIC.

 

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Biografía del autor/a

Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Pesquisa Cognição, aprendizagem e inclusão.

Luiz Carlos da Costa Silva Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Integrante do Projeto Aproximações e distanciamentos da formação continuada do PNAIC do trabalho pedagógico do professor alfabetizador.

Citas

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Publicado

2022-09-15

Cómo citar

Aureliano, F. E. B. S., & Silva Júnior, L. C. da C. (2022). Formação continuada: desafios e contribuições para a prática docente. Retratos Da Escola, 16(35), 571–589. https://doi.org/10.22420/rde.v16i35.1333