A escolha da profissão docente por estudantes angolanos: razões e relações com discursos de políticas educativas no pós-guerra

Autores/as

  • Helena Canhici CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
  • Carlinda Leite CIIE/FPCEUP - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto http://orcid.org/0000-0001-9960-2519
  • Preciosa Fernandes CIIE/FPCEUP - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto http://orcid.org/0000-0002-4318-3308

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1230

Palabras clave:

Políticas educativas. Formação de Professores. Angola.

Resumen

O artigo foca razões que levam estudantes angolanos a escolher a profissão docente e relaciona essas razões com políticas de educação das últimas décadas. Os dados recolhidos mostram ter havido uma crescente atenção das políticas de educação à formação de professores que se relaciona com as razões que levam os estudantes a escolher a profissão docente. Essas razões apontam, entre outras, para: gosto pela profissão docente; necessidade de o país formar professores competentes que contribuem para seu desenvolvimento; necessidade de melhorar a formação para exercer bem a profissão.

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Biografía del autor/a

Helena Canhici, CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Docente do Instituto Superior de Ciências da Educação, Cabinda, Angola

Carlinda Leite, CIIE/FPCEUP - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Professora Emérita da Universidade do Porto
Professora Jubilada Convidada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Preciosa Fernandes, CIIE/FPCEUP - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Citas

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Publicado

2021-05-11

Cómo citar

Canhici, H., Leite, C., & Fernandes, P. (2021). A escolha da profissão docente por estudantes angolanos: razões e relações com discursos de políticas educativas no pós-guerra. Retratos Da Escola, 15(31), 51–64. https://doi.org/10.22420/rde.v15i31.1230

Número

Sección

Políticas de formação docente: desafios à Educação Profissional