Trabalho docente, feminização e pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1208

Palabras clave:

Trabalho docente na pandemia. Educação básica. Divisão sexual do trabalho.

Resumen

O texto aborda os efeitos da pandemia no trabalho docente realizado na Educação Básica brasileira tendo em vista a especificidade de gênero. As mulheres foram desafiadas a se reinventar na batalha contra a pandemia do vírus SARS-CoV-2. Discutimos o trabalho docente na Educação Básica e a feminização na pandemia, recuperando conceitos caros dos estudos de gênero. São apresentados os dados desagregados por gênero da pesquisa realizada, em 2020, pelo Gestrado/UFMG, em parceria com a CNTE. A pesquisa demonstrou a agudização dos problemas de gênero imperantes antes da instauração da pandemia.

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Biografía del autor/a

Silvia Cristina Yannoulas, Pedagoga e Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora na educação básica pública e no ensino superior privado. E-mail: <asamaracarla@gmail.com>

Doutora em Sociologia pelo Programa de Doutorado Conjunto FLACSO/Sede Acadêmica Brasil e Universidade de Brasília (FLACSO/Brasil - UnB). Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (SER/UnB). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Política Social do SER/UnB. Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação – TEDis/UnB. E-mail: <silviayannoulas@unb.br>

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Publicado

2021-01-20

Cómo citar

Araujo, S. C. L. G. de, & Yannoulas, S. C. (2021). Trabalho docente, feminização e pandemia. Retratos Da Escola, 14(30), 754–771. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1208

Número

Sección

Trabalho docente em tempos de pandemia