A práxis freiriana e os princípios educacionais do MST

Autores/as

  • Júlio Emílio Diniz-Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1165

Palabras clave:

Paulo Freire. Práxis freiriana. MST. Princípios educacionais.

Resumen

O propósito deste artigo é estabelecer um diálogo entre conceitos da práxis freiriana e os princípios educacionais do Movimento Sem Terra (MST), definidos entre 1995 e 2005. O MST levou muito a sério a sugestão de Freire de que as pessoas deveriam reinventar suas ideias em vez de simplesmente seguí-las. Esse movimento social se constituiu como sujeito pedagógico e isto permitiu ao MST um processo de releitura dos conceitos-chave de Paulo Freire. Este artigo procura mostrar que essa reinvenção do pensamento de Freire foi realmente possível, no Brasil, por meio das lutas do MST por justiça social.

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Publicado

2020-10-08

Cómo citar

Diniz-Pereira, J. E. (2020). A práxis freiriana e os princípios educacionais do MST. Retratos Da Escola, 14(29), 341–352. https://doi.org/10.22420/rde.v14i29.1165

Número

Sección

Paulo Freire: educação e emancipação