Educação infantil em Belém: os tempos e espaços negados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1071

Palabras clave:

Educação infantil. Políticas públicas. Precarização do trabalho.

Resumen

O artigo apresenta uma análise sobre a oferta da educação infantil em Belém/PA e as ações do poder público frente à necessidade de sua expansão. Além de levantamentos estatísticos, dados coletados por meio de entrevistas foram analisados. Nota-se que a ausência de políticas públicas que respeitem os direitos de bebês e crianças se materializa em insuficiência e precariedade de equipamentos públicos, superlotação de salas, desvalorização profissional e negação de tempos e espaços adequados à infância.

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Biografía del autor/a

Andréa C. Cunha Matos, Universidade Federal do Pará

Docente da Universidade Federal do Pará. Atua como professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, em turma de educação infantil. Mestre em Educação na Linha de Políticas Públicas Educacionais pela UFPA e Doutoranda em Educação na mesma Instituição, desenvolvendo pesquisas sobre trabalho e saúde docente.

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Publicado

2021-01-20

Cómo citar

Matos, A. C. C. (2021). Educação infantil em Belém: os tempos e espaços negados. Retratos Da Escola, 14(30), 898–912. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1071