A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil

Authors

  • Allan Kenji Seki Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-5308-9112
  • Artur Gomes de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Olinda Evangelista Universidade do Oeste de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.812

Abstract

A formação de professores para a educação básica em nível superior passou por profundas mudanças, estreitamente articuladas à financeirização hodierna. A partir dos microdados do Inep (2003, 2007, 2011, 2015), discutimos a hipótese da privatização da formação docente tendo por base a hipotrofia das matrículas em licenciaturas nas IES públicas e sua forte concentração nos cursos à distância das grandes escolas particulares. Nesse percurso histórico, vimos as evidências de uma íntima e essencial articulação entre o Estado e o capital para dispor a formação humana nas gôndolas do mercado.

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Author Biographies

Allan Kenji Seki, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorando em Educação (PPGE/UFSC). Bolsista CAPES-DS.

Artur Gomes de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física e mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professor temporário de Educação Física e Agente Técnico Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Balneário Rincão. Bolsista CAPES-DS.

Olinda Evangelista, Universidade do Oeste de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela PUC-SP. Pós-doc pela UMinho, PT. Bolsista Produtividade do CNPq. Professora voluntária no PPGE/UFSC. Professora Efetiva no PPGE/UNOESC. Bolsista Produtividade CNPq.

Published

2018-05-18

How to Cite

Seki, A. K., Souza, A. G. de, & Evangelista, O. (2018). A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil. Retratos Da Escola, 11(21), 447–468. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.812

Issue

Section

Privatização da e na educação: projetos societários em disputa